Você vive na famosa “pindaíba”?
É o tipo de pessoa que não consegue ver a cor do dinheiro, pois, ele mal chega e já é retirado para arcar com as dividas acumuladas? Então chegou a hora de organizar a sua vida financeira.
No Brasil é muito comum que as pessoas não saibam controlar as finanças. Afinal, a educação nesse sentido não é uma tradição em nossa cultura, e quando crianças não somos confrontados com essa realidade.
Mas eis que chega a vida adulta, e todos os seus sonhos são podados pelo acúmulo de boletos e aumento da fatura de cartão de crédito. Será que isso tem solução? Será que é possível organizar a vida financeira?
E se dissermos que você pode fazer uma simples troca, e substituir as suas despesas por lucros? Mas para isso é preciso saber onde investir, e quais são as opções interessantes para você.
Organize a sua vida financeira, e transforme os seus “passivos” em “ativos”
Primeiro, vamos entender o que são ativos e passivos. Resumidamente, ativos podem lhe gerar renda, ou seja, mais dinheiro, enquanto os passivos apenas geram custos, ou seja, menos dinheiro.
A ideia é que você adquira patrimônios ativos, e que, a partir da renda gerada por eles, adquira novos passivos. Com o tempo você terá um rendimento tão bom, que poderá viver apenas disso!
A grande questão é que os passivos geram custos, e muitas vezes não associamos isso no ato da aquisição. Veja alguns exemplos de passivos que são muito utilizados:
- Celulares – geram dividas pela fatura dos planos;
- Carros – impostos, seguro, manutenção, combustível;
- Imóveis – impostos, manutenção, condomínio, etc.
Se você quer mesmo organizar a sua vida financeira, deve prestar atenção a essas “despesas associadas”. São as despesas que vêm atreladas em segundo plano a um passivo.
Por exemplo: se você comprar uma casa própria achando que está se “Livrando da dívida do aluguel”, não é bem assim. A casa é um passivo, pois vai lhe gerar gastos.
Ela se tornará um ativo no momento que você vender ou alugar, que é quando passará a lhe trazer algum retorno financeiro, fazendo o dinheiro entrar ao invés de sair.
Transforme seus passivos em ativos!
Se a sua vida financeira está uma verdadeira bagunça, provavelmente você precisa se atentar mais, e transformar os passivos em ativos. Ou seja, fazer com que esses gastos se tornem, na verdade, aplicações que podem lhe trazer algum retorno.
O mesmo valor que você acaba utilizando em gastos variados poderia, na verdade, ser a sua verba para investimentos, que renderiam lucros, lhe gerando receita.
A grande questão a se atentar é que os ativos possuem um perfil “traiçoeiro”, pois, como dissemos anteriormente, eles podem parecer lucro, mas trazem junto despesas que superam as vantagens.
Isso também pode contribuir para que a sua vida financeira fique uma bagunça, e você acabe se afundando mais em dívidas sem nem ao menos perceber.
Você deve entender que é possível transformar um passivo em ativo para organizar a sua vida financeira. Por exemplo: alugue a sua vaga de garagem, cadastre em serviços de hospedagem para estrangeiros e etc.
Use o seu patrimônio a seu favor, e não contra você!
É importante entender que o seu patrimônio pode se tornar fonte de renda. Aprenda a transformar o seu passivo em ativo, e veja a sua vida financeira mudar completamente de rumo!
A sua vida financeira não precisa ser um transtorno, e muito menos motivo de preocupação. Já ouviu dizer em “deixe o dinheiro trabalhar por você”? é justamente essa ideia: dinheiro que rende mais dinheiro, que rende mais dinheiro…
Espero que as informações contidas no meu site te ajude a transformar a sua vida financeira melhor.