Uma das coisas que muitos investidores têm feito para conseguir garantir o lucro e até mesmo diminuir os riscos de perda é a tal da diversificação dos investimentos. Essa é uma prática muito comum, e muito necessária!

Se você já amargou situações como perda de dinheiro por conta de queda de ações, ou mesmo viu o rendimento ser tão pequeno que não houve qualquer vantagem na aplicação, já deve imaginar que diversificar é uma solução!

A ideia de aplicar todas as suas economias em uma mesma empresa não somente é arriscado como também é pouco inteligente. O mais indicado é apostar na diversificação dos investimentos, e com isso aumentará as suas chances de sucesso!

Por que a diversificação dos investimentos é tão importante?

Diferentemente do que pensam os leigos, investir não é “apostar”. Trata-se de um mercado de especulações, que estuda as condições financeiras da empresa, do país, analisa todas as questões políticas e o contexto social antes de fazer um investimento.

No entanto, em maior ou menor proporção, existem, sim, os riscos. Eles estão aí, e isso é inegável. O que a diversificação dos investimentos garante é que você terá menos chances de sofrer um rombo financeiro, caso uma de suas ações não traga o resultado esperado.

Analise a situação:
Pense o seguinte: você passou meses juntando um montante para investir. Existe uma empresa com ótimas tendências, e sobre a qual há total confiança. Você, claro, aplica todo o dinheiro nela.

Mas, o mercado é instável, e uma notícia política acaba por abalar a reputação da empresa, fazendo com que o valor despenque. Todo o seu dinheiro estará perdido. E parte disso poderia ter sido recuperado se você optasse pela diversificação dos investimentos.

Redução de riscos x redução de potencial de ganho

Naturalmente, uma das dúvidas mais comuns dos investidores quando falamos sobre diversificação dos investimentos é sobre o potencial de ganho. Afinal, se você deixa de investir para diminuir riscos, também está diminuindo as suas chances de faturamento?

Não é bem assim. Na verdade, quando você usa da diversificação dos investimentos você está apenas diminuindo os riscos – e, na verdade, aumentando as chances de lucro.

Não tenha medo de diversificar!

É uma tendência que nos sintamos mais confortáveis em investir apenas naquilo que já estamos habituados. Mas a diversificação dos investimentos se faz cada vez mais necessária, principalmente diante da atual crise financeira e politica que assola o país.

Mesmo com possíveis cenários de recuperação, tudo ainda é muito incerto. Alguns investidores mais experientes estão indo além, e fazendo investimentos em outras moedas – diminuindo assim os riscos mesmo diante de um crash nacional.

Isso prova o quanto a diversificação dos investimentos é uma tendência cada vez mais forte, inclusive entre os investidores mais experientes, e com maior conhecimento de mercado.

“Não deixe todos os ovos na mesma cesta”

Essa talvez seja a frase mais famosa do mundo dos investimentos. O que ela significa? Justamente que você não deve colocar todo o seu dinheiro em uma mesma empresa, pois, isso aumenta os riscos de perda.

Como falamos anteriormente, o mercado financeiro não é uma aposta. Mas, existem algumas coisas que podem interferir diretamente nas tendências, e elas muitas vezes fogem de nosso controle. Tais como:

  • Situação financeira do país;
  • Comportamento da empresa;
  • Reputação dos presidentes e CEOs;
  • Panorama econômico;
  • Declarações polêmicas de líderes mundiais;
  • Catástrofes;
  • Etc.

Todas essas situações (e dezenas de outras…) podem fazer com que as ações de uma determinada empresa aumentem repentinamente ou…sofram uma queda brusca.

E, para não correr o risco de perder tudo o que você economizou, a diversificação dos investimentos é a melhor solução. Aposte nisso para conseguir ter uma maior segurança.


Wesley Morais

Você só é rico quando se sente rico. Há um número imenso de riquezas que estão além do dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *